domingo, 22 de novembro de 2009

Tudo vira show

Por Heloísa Ferrari
heelo.ferrari@gmail.com

Luz, câmera e ação! O jornalismo tido como sério, já não é o mesmo. É um mito achar que o jornalismo tem compromisso com os fatos, atualmente o compromisso se faz é com as alianças.

Para o jornalista José Arbex Júnior, isso tem um nome: showrnalismo. Tira-se a notícia do seu contexto real e monta-se um show, colocando “luzes” onde querem. Não se mostra mais a notícia de um jeito qualificado, as parcerias e a audiência são quem ditam o que deve ser mostrado.

A espetacularização da mídia é algo constante, tanto é que Arbex diz que o jornalismo sério é o tema mais difícil de ser discutido no mundo contemporâneo. Não é para menos, estamos na era da saturação de informação. Alguns de nós – jornalistas – nos comunicamos, porém não temos um comprometimento com a informação. A comunicação e a informação se tornaram incompatíveis, com o excesso da produção de matérias, já não se alcança mais o público.

Temos o direito de informar e o direito à informação, isto está previsto no Código de Ética do Jornalista. Entretanto, um jornalista nunca vai publicar algo que fere os interesses da empresa. A mídia é ideologicamente comprometida com o capital, ou seja, vendida pela publicidade. Como diria Arbex “uma mídia de ‘quatro’ pelo capital”. Por isso, cabe também o cidadão, como consumidor do veículo, aprender e pensar naquilo que lê, e nós como jornalistas por meio do exercício da crítica construir outras versões dos fatos.

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