sábado, 21 de novembro de 2009

Dúvida cruel

Em busca de horas extracurriculares e contatos, fui a uma semana integrada de comunicação, lá diversos profissionais do jornalismo contavam experiências e o que pensavam sobre o sensacionalismo e a espetacularização da mídia.
Me surpreendi ao escutar Leandro Fortes, da revista Carta Capital, falar que luta insistentemente pela validação do diploma de Jornalismo, mesmo quando este cidadão ministra um curso de Jornalismo On-line. Um tanto quanto questionador.
As horas passavam e a cada palestra me surpreendia ou não. No Segundo dia, fomos privilegiados com um painel, (antes deste momento solene começar, me perguntava: O que é um painel? Será um exposição de fotos). Três jornalistas da região expuseram (prefiro não expor nomes) suas opiniões sobre espetacularização. Nesse dia vi, realmente, que falar bem rege a sociedade carente de informação.
No terceiro dia, o Jornalista da Rádio CBN,Adalberto Piotto foi convidado a palestrar. Muita gente correndo de um lado para o outro, os veículos de comunicação estavam em peso na palestra. Foi bonito de ver, mas na hora de ouvir as idéias desse amigo de profissão, foi como ouvir o código de ética. Creio que Piotto seja o verdadeiro ético, talvez um elo perdido.
Chega o último dia. O ilustre José Arbex Júnior é esperado por mim com grande ansiedade.
Arbex para surpresa de todos chega ao evento, usando: chinelo, camiseta e bermuda. Enfim, “Uauuu, achei um máximo”. Não vou mentir e palestra deste jornalista paulista foi cansativa, se falou muito de relações internacionais e governo, mas a criticidade e assimilações de idéias foram impressionante. Sinceramente o Editor Chefe da Caros amigos é o cara. Não hesitei e o procurei para perguntar o que não saia da minha mente, e foi à seguinte: Na faculdade ouvimos falar de Jornalismo Alternativo, e a Caros amigos é colocada insistentemente como exemplo, você concorda com isso? Arbex ficou 1 minuto parado olhando para minha linda face, e mesmo vermelho de cansaço, respondeu: “Alternativo ao que, a grande mídia? Não servimos de comparação. A Caros amigos é uma revista de jornalismo independente”. Neste momento só bastava uma espada e um grito “independência ou morte”, não é?
Sei que fui critica em todas as palestras, e esperava bem mais do que foi exposto.Não que eu não tenha gostado, mas vi muita pratica que não condiz com ao que é ministrado na faculdade.
“Será que compro uma bicicleta ou pago a faculdade?”

Por Danielle Corrêa
cristine.danny@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário