terça-feira, 24 de novembro de 2009

Espetacularização na mídia




Paula Grava

Quando ouvimos falar em espetacularização logo pensamos em show, teatro, encenação. E é isso que os grandes meios de comunicação vem fazendo. É o que salientou na palestra da XII Semana de comunicação (Siecom), o jornalista e escritor da Revista Caros Amigos, José Arbex Júnior. Ele disse que os grandes meios de comunicação não possuem compromisso com a verdade dos fatos, mas sim com as políticas, publicidade, que é o que os sustentam.

Ele ainda falou que o Showrnalismo é a transformação da notícia em espetáculo, ela ocorre frequentemente nos jornais. Os veículos de comunicação tiram a notícia do contexto real, não explicam os fatos que se encontram por trás e montam um show, espetáculo onde fingem que estão informando, quando na verdade estão fazendo o contrário, desinformando.

Já o jornalista e âncora da rádio CBN, de São Paulo, Adalberto Piotto, destacou que é fácil, cômodo pegar a notícia no modo em que se encontra e publicar, do que apurar os fatos, e tentar passar informações novas a população porque isso da trabalho, exige apuração, investigação.

O Jornalista e repórter da revista Carta Capital, de Brasília, Leonardo Fontes, relatou que é fácil e que a mídia gosta de ficar falando, espetacularizando os grandes casos, como aconteceu com o escândalo do mensalão e o da menina Isabela. Os grandes veículos fazem isso porque da audiência. Não importa se disponha de novas informações, o que importa é eu falar sobre o assunto mesmo que eu repita a mesma coisa durante dias.

Analisando tudo o que foi discutido durante os quatro dias de palestras e o que cada palestrante discutiu, o que consegui perceber é que realmente eles estão corretos, quando falam da questão da espetacularização da mídia. Se pararmos um pouco para analisar como a grande mídia vem tratando os fatos, perceberemos que o show se encontra presente a cada reportagem, e que a busca pela audiência é ferrenha.

É fácil de perceber isso, é só prestar atenção quando estoura um assunto bombástico, todos os meios de comunicação, divulgam o mesmo assunto, a todo o momento. Dando a impressão de que no mundo só está ocorrendo esse fato, como se o mundo tivesse parado e não tivesse mais nada para divulgar. Isso acaba tornando o assunto maçante para a população que não agüenta mais ouvir falar da mesma coisa.

Devemos ler mais, e ficar sempre atentos a tudo que é divulgado para conseguirmos filtrar e separar o que realmente está acontecendo, o que é noticia e o que é show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário