domingo, 29 de novembro de 2009

DOENÇAS MODERNAS, VELHOS COSTUMES

Outro dia dei-me conta de como as pessoas são apegadas ao vício! Sim! Ao vício de viver mal. Sabe, como um paciente que sofre da terrível depressão, que gosta do seu quarto escuro, trancado a sete chaves e que fica irritado quando alguém o elogia.
Hoje, milhares de doenças têm tomado conta do estado de espírito das pessoas, fazendo com que elas morram prematuramente, contudo há nesse contexto fatores que diverge precaução de preocupação. Vou explicar!
A Trombose Venosa Profunda (TVP), por exemplo, é uma doença séria e complexa que, se não tratada de forma rápida e adequada pode causar uma embolia-pulmonar e evoluir para o óbito do paciente.
Os mais variados requisitos são passados às pessoas para não correrem o risco de desenvolverem esta temível doença. Não fume! Não use pílula anticoncepcional! Pratique atividades físicas...
E não importa o quanto isto seja importante, algumas pessoas simplesmente não se importam. É uma pena! Não para estes, que ignoram os cuidados e solicitações da medicina, mas para aqueles que enfrentam as mesmas filas do Sistema Único de Saúde (SUS) que estes daí. Que competem de igual para igual. Isso é injustiça! Que País é esse?
Quem fuma tem que competir com quem fuma e não ocupar as (poucas) vagas de que dispõe o SUS. Cirurgias esperam anos para serem agendadas. Sabe por quê? Porque as enfermarias estão “entupidas” de tabagismo, sedentarismo e “achismo”: “Olha, eu acho que se eu fumar só um cigarro não vou comprometer a vida de ninguém. O problema é meu, a vida é minha!” “Se eu tomar pílulas hormonais e levar uma vida sedentária, acho que não tem problema, afinal sou jovem e tenho muito tempo para me preocupar com doenças”.
E viva a TVP! Que já não é mais tão oculta assim, pois está ficando comum um caso com um amigo, no vizinho na família... Brasil, mostra sua cara!
Aí depois é o SUS que não presta, é o governo, é a vida ingrata... E ousam questionar ainda, a quantia em dinheiro que ganha um médico pelo seu serviço. Esclareço aqui que, cuidar daquilo que era de dever tão somente do paciente, não é tarefa fácil e, médico não é Deus para operar milagres. E digo mais! Ser um flanelinha hoje é muito mais vantajoso financeiramente do que ser médico do SUS e receber R$ 2,00 por atendimento feito.
Portanto, não culpe os outros por aquilo que deve ser feito por você! Não ameace a sua vida. Pois nesse caso, ela se torna um problema coletivo. Lembre-se que, a vida é uma corrente que quando parte, se arrebenta e todos sofrem as amargas conseqüências.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE AGRADECE

por Danielle Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário