quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vestibular, "bicho de sete cabeças"


Por Heloísa Ferrari


“O mundo acabou!”. É o que a maioria dos estudantes de terceirão pensa se não conseguir passar na prova decisiva para entrar na universidade e seguir um rumo na vida. Frio na barriga, medo, angústia e entre outras sensações são comuns quando chega a hora da prova.

Diante desse desafio, os vestibulandos sentem uma mistura de tensão com adrenalina. Alguns se perguntam e seu eu não passar, o que vou fazer? Simples, tentar outra vez se é isso realmente que quer. Escolhi o curso certo? Ou se passar, será realmente isso que eu quero? Dúvidas vão sempre existir nesse momento. O negócio é colocar o “tico e teco” para conversarem e arrumar uma solução.

Existem alunos que encaram esse desafio como um rompimento com todas as coisas boas da vida: balada, ficar até tarde com os amigos, churrasco etc. Nada disso precisa ser abandonado, é uma questão de conciliar diversão com estudos.

O vestibular não é um bicho de sete cabeças, é apenas uma prova que cobra os seus conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio. Então, tudo que você estudou e realmente aprendeu, vai servir de conteúdo nessa prova. É um critério importante para selecionar os candidatos que entram nas instituições públicas ou privadas.

Todos os que estão saindo do ensino médio sofrem desse medo do “bicho de sete cabeças”, mas o segredo é estar calmo. Se não passar, tem outro logo logo e pode ter certeza que seu mundo não vai acabar. A rotina continuará a mesma e é nessa hora que você tem que avaliar quais os pontos em que terá de decicar-se mais para o próximo vestibular.

Enfim, os futuros candidatos ao vestibular vivem em uma realidade de dúvidas e medos, onde a previsão de quando essa fase vai passar só vem depois da prova. Resta esperar primeiro, para depois vir o alívio....

Nenhum comentário:

Postar um comentário