terça-feira, 1 de dezembro de 2009

“O atual modelo jornalístico brasileiro e a formação profissional”

Wilians Zanchim
O jornalista Leandro Fortes foi o primeiro a palestrar na XII Semana de Comunicação da Faculdade Maringá. Ele iniciou seu discurso falando o jornalismo só deve ser realizado por aqueles que estudaram e se capacitaram para tal atividade. Ai eu fico pensando com os meus botões: até que ponto vale uma formação? O que é melhor? Diploma que traz a teoria ou a prática no dia-a-dia?
Durante o curso de jornalismo, ele aprende o que é para que serve a notícia. Depois de formado, ele coloca a prática da academia no dia-a-dia. Nesse momento começa a dificuldade profissional, balancear os interesses comerciais.
Os meios de comunicações produzem o espetáculo, isto ocorre pela busca da audiência, pois a empresa possui necessidades financeiras como outra qualquer. O jornalista pode fazer espetáculo, desde que não prejudique a sociedade. Um exemplo é quando ele vai fazer uma cobertura jornalística, ele deve investigar a informação e colocar o que é benéfico para sociedade, e não mentir em busca de audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário